
FOTO: HUMBERTO NICOLINE
No dia 30 de Junho, foi realizada na Câmara Municipal de Juiz de Fora, uma solenidade que conferiu o título de cidadão honorário de Juiz de Fora ao Assistente Social Gerontologo e membro do Projeto de Geriatria e Gerontologia da FHU, José Anísio da Silva, o Pitico.
A audiência, convocada pela vereadora Ana Rossignoli, teve como objetivo conferir a homenagem ao gerontologo e mais três pessoas de destaque: os padres Antônio Pereira Gaio e Vanderley Santos, de Souza, além da professora Heliane Gomes de Azevedo.“Ao meu amigo José Anísio, faço essa homenagem diante dos belíssimos trabalhos prestados à nossa população da terceira idade. É diante de seu amor pelo o que faz, que o motiva a lutar pela construção de uma sociedade idosa mais justa e mais digna, que lhe entrego esse título”, afirmou a parlamentar.
Nascido em Porciúncula, uma cidade do Noroeste do Rio de Janeiro, a família de Pitico veio, em 1968, para Juiz de Fora, em busca de novas oportunidades. Aqui, estudou e se formou em serviço social pela UFJF, depois realizando pós graduação na mesma instituição.
Narrando momentos de sua caminhada no desenvolvimento pessoal e profissional, Pitico agradeceu aos amigos e família pelo apoio, além de Juiz de Fora pelo acolhimento, citando vários locais e pessoas que marcaram sua vivência na cidade. “Tenho muito a agradecer a Deus por esse título que recebo hoje. Desejo, de coração, que todos aqueles que estão a meu lado, meus familiares, amigos e amigas, sintam-se homenageados e felizes, como eu estou”, disse em seu discurso de agradecimento.
Além de receber o título, Pitico recebeu uma outra honraria na mesma noite. Um convite para assumir a presidência do conselho municipal do idoso. “É imprescindível que uma pessoa com sua bagagem sobre os nossos sexagenários assuma esse posto. É mais do que um convite. É uma convocação”, ressaltou a vereadora Ana.
ASCOM/FHU